Governo identifica três drogas “desconhecidas” em circulação no Brasil

PUBLICIDADE

EUA devem reagir contra Brasil após condenação de Bolsonaro: o que sabemos
Drogas eram desconhecidas no país  • Freepik

O SAR (Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas) identificou a circulação de três substâncias, até então desconhecidas no Brasil. As drogas já haviam sido detectadas em países estrangeiros, como Canadá, França, Alemanha, Chile e Bélgica.

Duas delas foram encontradas em um produto industrializado estrangeiro, conhecido como “Magic Mushroom Gummies”, da marca TRE Hoouse. A descoberta foi realizada pela Polícia Científica de Santa Catarina, junto a Polícia Federal.

A terceira substância foi identificada pelo Laboratório de Toxicologia Analítica e o Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, no exame de um paciente que relatou ter consumido álcool e um comprimido, conhecido como N-pirrolidino protonitazeno, um opióide sintético.

O que é o SAR

O SAR é um subsistema do Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad), gerenciado pela Secretaria da Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), vinculado ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid).

O objetivo da ferramenta é captar, analisar e disseminar, dados e informações sobre a emergência e a circulação de novas substâncias psicoativas, bem como as adulterações e as alterações nas formas de apresentação de substâncias psicoativas que representem ameaças à saúde e à segurança pública.

A diretora de Pesquisa, Avaliação e Gestão de Informações, Bárbara Cabellero, ressalta que o sistema também monitora tendências de consumo das drogas.

*Sob supervisão de AR.

Fonte: Cnn Brasil