As informações estatísticas prestadas em entrevistas ao IBGE são sigilosas e de uso restrito da entidade de pesquisa
Secom-BG
Todo cidadão, empresa ou entidade é obrigada a prestar informações estatísticas quando solicitadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas são seguras, mantidas sob sigilo e a recusa na prestação de informações pode acarretar multas ao entrevistado.
O IBGE realiza uma diversidade de pesquisas no Brasil, de natureza demográfica, social, econômica, geográfica e ambiental. O Censo Demográfico que ocorre a cada 10 anos, é a mais conhecida delas, mas existem outras de importância semelhante, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua).
A PNAD Contínua ocorre continuamente, investigando domicílios selecionados e divulgando resultados mensais, trimestrais e anuais. O levantamento tem a finalidade de gerar amplo conhecimento sobre a realidade socioeconômica do Brasil, resultando em indicadores como mercado de trabalho, taxa de desocupação, rendimento das famílias, entre outras informações importantes.
Mas para que os resultados gerados pela pesquisa tenham qualidade estatística, os domicílios selecionados precisam colaborar com o levantamento, respondendo às perguntas realizadas pelos profissionais do IBGE.
A entidade se dispõe a negociar horário e data mais adequada para a entrevista, de acordo com a rotina do entrevistado. O tempo de entrevista varia, mas geralmente leva em torno de 30 minutos de conversa. No caso da PNAD Contínua, os domicílios selecionados são visitados 5 vezes, sendo uma visita por trimestre.
Quando um domicílio é selecionado, ele não pode ser substituído. Isso alteraria a metodologia, confiabilidade e qualidade da pesquisa. Por isso, é fundamental a participação de cada domicílio selecionado no estudo.
A legislação brasileira obriga pessoas físicas e jurídicas a prestarem as informações solicitadas pelo IBGE. Recusar-se a atender a entidade ou prestar informações falsas é considerado infração e pode sujeitar o infrator ao pagamento de multas.
Segurança
As informações prestadas pelo entrevistado ao IBGE são mantidas sob sigilo e nenhuma resposta é divulgada individualmente. Ou seja, o entrevistado não é identificado na divulgação de resultados da pesquisa.
Todas as informações são de uso restrito da entidade de pesquisa, não podendo ser compartilhadas com outros órgãos, utilizadas para fins comerciais e nem como prova em processo de qualquer natureza.
Para garantir a segurança dos entrevistados, os profissionais do IBGE podem ser facilmente identificados por crachá, com nome e número de matrícula. Com essas informações, os entrevistados podem verificar a identidade do profissional por meio do site www.respondendo.ibge.gov.br ou do número 0800 721 8181 (Central de Atendimento do IBGE).