O Ministério Público do Rio de Janeiro, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, denunciou cinco homens pela participação na tentativa de homicídio contra o bicheiro Vinícius Pereira Drumond, no dia 11 de julho deste ano, na Barra da Tijuca.
Foram denunciados à Justiça, Adriano Carvalho de Araújo; o policial militar Deivyd Bruno Nogueira Vieira, conhecido como Piloto; Jorge Affonso Martins de Assis; o ex-policial militar Luís César da Cunha, vulgo Madimbu; e Rafael Ferreira Silva, apelidado de Cachoeira.
As investigações da 4ª Promotoria de Justiça de Investigação Penal Especializada do Núcleo Rio de Janeiro, em conjunto com a Delegacia de Homicídios da Capital, apontam que os suspeitos atuaram em conjunto com os executores, sendo responsáveis pelo planejamento do crime, pelo monitoramento da vítima e pela cobertura durante o ataque.
Segundo a denúncia, os atiradores seguiram Vinícius Drummond até a altura da estação BRT Ricardo Marinho, na Avenida das Américas, onde efetuaram dezenas de disparos contra a vítima. Ao todo, o carro foi atingido por cerca de 30 tiros de armas de fogo.
- Deivyd Bruno: participou do planejamento do crime e prestou resgate aos comparsas após o atentado
- Rafael Ferreira: foi responsável por monitorar a vítima
- Luís César da Cunha e Adriano Carvalho de Araújo: participaram do planejamento e deram cobertura ao ataque
- Jorge Affonso de Assis: atuou no planejamento, no monitoramento e no apoio à execução no dia do crime
Ainda de acordo com as investigações, o crime estaria relacionado com a atividade da contravenção. A ação penal foi recebida pela 1ª Vara Criminal da Capital, e as apurações seguem em andamento.
Relembre o caso
O carro de luxo do bicheiro Vinicius Drummond foi alvo de tiros na manhã de 11 de julho de 2025, na Avenida das Américas, próximo à estação BRT Ricardo Marinho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. O disparos assustaram pedestres e motoristas que passavam pela região no momento da ocorrência.
Equipes da 16ª DP (Barra da Tijuca) foram acionadas e realizam a perícia no local.
Em nota, o Hospital Barra D’Or informou que Drumond deu entrada pela manhã do dia 11 de julho, apresentando escoriações leves por estilhaços de vidro. Ele foi atendido na emergência e recebeu alta em seguida.
Quem é o bicheiro
Segundo a Polícia Civil, Vinicius Drumond é envolvido em diversas atividades ilícitas como o jogo do bicho, agiotagem, lavagem de dinheiro e corrupção.
Vinicius é filho do famoso bicheiro Luizinho Drumond, ex-patrono da Imperatriz Leopoldinense. Ele também já foi vice-presidente da escola de samba.
*Sob supervisão de Pedro Osorio
Fonte: Cnn Brasil