Equipes de resgate buscam sobreviventes após forte terremoto nas Filipinas

PUBLICIDADE

Terremoto de magnitude 6,9 atinge Filipinas  • Reprodução/USGS

Após um terremoto de magnitude 6,9 atingir a região central Filipinas nesta terça-feira (30), esforços de resgate permanecem em andamento.

Segundo o presidente da Cruz Vermelha Filipina, Richard Gordon, pelo menos 13 pessoas morreram e outras estão desaparecidas na cidade de San Remigio, após um complexo esportivo desabar durante um jogo de basquete.

Segundo estimativas do Serviço Geológico dos EUA (USGS), mais de meio milhão de pessoas sentiram tremores fortes nas Ilhas Visayas, que incluem Cebu, Biliran e Leyte, no centro do país.

As Filipinas estão localizadas ao longo do Anel de Fogo, um arco de falhas sísmicas de 40 mil quilômetros ao redor do Oceano Pacífico, que abriga mais da metade dos vulcões do mundo.

Segundo a Cruz Vermelha, paramédicos trataram pelo menos 60 pessoas feridas em três províncias. Rachaduras em prédios e uma queda temporária de energia foram registradas em escolas de Cebu.

Após o epicentro do terremoto, o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia registrou tremores secundários, mas cancelou o alerta de tsunami para as províncias de Leyte, Biliran e Cebu na manhã de quarta-feira (1º), horário local.

Mais cedo, Ian Po, chefe da polícia de Villaba, na província central de Leyte, disse que o terremoto durou cerca de 10 segundos. O prédio da delegacia de polícia estava visivelmente abalado pelo tremor, disse ele.

(em atualização)

 

Fonte: Cnn Brasil