Um homem de 40 anos morreu após ser internado no Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG) por suspeita de intoxicação por metanol em bebida alcoólica. Além dele, outro paciente de 30 anos também deu entrada na unidade hospitalar, conforme divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande.
O homem de 30 anos é morador do bairro Marajoara e permanece internado no Pronto-Socorro, após ter dado entrada na unidade por volta de 1h da manhã desta sexta-feira (24). Ele apresentava visão turva, taquicardia, náuseas e vômitos persistentes, após relatar ingestão de vodka na noite da última terça-feira (22).
De acordo com familiares, a bebida teria sido consumida em uma distribuidora no bairro Paiaguás, em Várzea Grande. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente apresentou quadro de insuficiência renal aguda, necessitando de sessões de hemodiálise e administração do antídoto fomepizol. Atualmente, encontra-se consciente, respirando em ar ambiente e sob acompanhamento clínico e laboratorial contínuo.
Já o homem que morreu na tarde desta sexta-feira era morador do bairro Jardim Primavera. Ele deu entrada no HPSMVG na noite de terça-feira, por volta das 22h, com sintomas de confusão mental e ferimento na cabeça, decorrente de uma possível briga. Segundo a família, o homem apresentou dor de cabeça intensa e sinais de desorientação após ingerir bebida alcoólica de procedência desconhecida.
Durante o atendimento, o paciente evoluiu rapidamente com falência renal aguda, dificuldade respiratória intensa (gasping) e sangramento nasal, sendo necessária intubação orotraqueal, hemodiálise e uso do antídoto fomepizol. Apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todos os protocolos clínicos e de vigilância foram imediatamente acionados, e o caso está sendo acompanhado pelas autoridades competentes, em articulação com os órgãos de saúde do Estado e demais instituições envolvidas nas investigações.
Fonte: Folha Max




