PF prende francês procurado por violência doméstica no Galeão

PUBLICIDADE

Homem era investigado por agressões contra sua então companheira, supostamente cometidas em conjunto com um sobrinho  • Reprodução/PF

A PF (Polícia Federal) prendeu, na noite de quarta-feira (13), um cidadão francês procurado pela Justiça de seu país pelo crime de violência doméstica. A detenção ocorreu no Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, zona Norte do Rio de Janeiro.

O nome do homem havia sido incluído na Difusão Vermelha da Interpol em fevereiro de 2024. De acordo com autoridades francesas, ele era investigado por agressões contra sua então companheira, supostamente cometidas em conjunto com um sobrinho.

As apurações na França identificaram digitais do suspeito e depoimentos que embasaram o processo criminal.

Após o início das investigações, o acusado deixou a França, passando pela Bélgica e depois pelo Senegal, país do qual também possui nacionalidade. A Justiça francesa decretou sua prisão cautelar durante o período em que ele se manteve fora do território nacional.

O homem foi detido ao desembarcar de um voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em cumprimento a mandado de prisão para fins de extradição expedido pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

A ação foi conduzida por equipes do Núcleo de Cooperação Internacional da PF no Rio de Janeiro (NCI/Interpol), da Delegacia Especial da PF no Aeroporto Internacional do Galeão (DEAIN) e do Setor de Capturas Internacionais da Diretoria de Cooperação Internacional (SECINT/DCI), em Brasília.

Após os procedimentos formais, o preso foi encaminhado ao sistema prisional do Rio, onde permanecerá até a conclusão do processo de extradição para a França.

Fonte: Cnn Brasil