Centenas de porcos selvagens atravessam rodovia, caem em buraco de lama e impressionam motoristas em MT

PUBLICIDADE

Um bando de porcos selvagens — também chamados de porcos-do-mato — atravessou a MT-109 diante do carro da família de Jane do Coutinho, de 33 anos, quando se aproximava de uma fazenda em Querência, a 912 km de Cuiabá. A cena inesperada foi filmada por ela, em estado de choque diante da quantidade de porcos que passavam pela pista.

Assim que atravessou a pista, o bando caiu em um buraco na terra. Nas imagens, é possível ver o grupo se debatendo até conseguir sair e voltar a andar, todos juntos.

O ataque dos porcos

O professor, pesquisador e biólogo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Romildo Gonçalves, explicou ao g1 que esse comportamento é normal dos porcos selvagens. Porém, ele destacou que a falta de predadores tem permitido que bandos maiores tenham se formado e atacado preferencialmente plantações de milho.

Ele destacou que esse é um problema frequente dos produtores rurais, principalmente na produção de milho, mas também nas lavouras de soja, de sorgo, de girassol. E ressaltou que o bando gera prejuízos financeiros aos produtores quando danifica o campo.

Desde 2013, o abate apenas de javalis e javaporcos foi permitido sob autorização e supervisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Caso o abate seja feito sem essa autorização, o Ibama pode multar em até R$ 500 por animal morto

Fonte: G1/MT