Policiais civis e militares deflagraram, nesta terça-feira (18), mais uma etapa da Operação Contenção, direcionada a enfraquecer a expansão territorial do CV (Comando Vermelho). A ação ocorre simultaneamente no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais, com 41 mandados de prisão e 94 mandados de busca e apreensão expedidos. Até o momento, 16 pessoas foram presas.
Entre os detidos está Cosme Rogério Ferreira Dias, identificado nas investigações como o “mentor das barricadas”. Sua esposa, Cyntia dos Santos Ferreira, também foi presa. Na residência de luxo do casal, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Sudoeste do Rio, foram apreendidos dois veículos blindados de alto padrão e uma grande quantidade de dinheiro.
De acordo com as investigações, Cosme se apresentava como empresário do setor de reciclagem, mas era apontado como chefe do braço financeiro da facção. Ele é suspeito de atuar na lavagem de dinheiro, integrar a logística do tráfico e financiar materiais usados na construção e reforço de barricadas que restringem a circulação de moradores.
Segundo a polícia, parte dos recursos usados na instalação e manutenção de barricadas provém da receptação e venda de cobre e outros metais furtados. Durante as diligências, foram apreendidas cerca de 20 toneladas de cobre. As apurações indicam que ferros-velhos ligados à facção funcionavam como núcleos de lavagem de dinheiro e apoio operacional, contribuindo para atividades de vigilância armada, manutenção de pontos de venda de drogas e fortalecimento do controle territorial.
As análises financeiras conduzidas pela DRF identificaram movimentação considerada incompatível com as atividades declaradas pelos suspeitos, ultrapassando R$ 217 milhões.
A operação conta com equipes da DRF (Delegacia de Roubos e Furtos), Core (Coordenadoria de Recursos Especiais), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). Além das prisões, a ação prevê o bloqueio em bens e valores e a interdição de oito ferros-velhos.
A CNN Brasil tenta contato com a defesa de Cosme Rogério Ferreira Dias.
Fonte: Cnn Brasil




