DO REPÓRTERMT
A Polícia Civil investiga um homem acusado de soltar propositalmente um cachorro para atacar e matar um gato em um terreno baldio, na região do bairro Catedral, em Cuiabá. O caso é apurado pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema).
Imagens de câmeras de segurança mostram o suspeito caminhando pela rua com dois cães quando, em determinado momento, solta da coleira o animal de maior porte, que avança contra o gato até a morte. O vídeo circulou nas redes sociais e gerou revolta entre moradores e protetores de animais.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início após denúncia. Uma equipe foi até o local, conseguiu identificar o homem envolvido e deu início aos procedimentos legais.
“Recebemos os vídeos por meio de denúncia e imediatamente adotamos as providências. O suspeito já foi identificado e será instaurado inquérito policial para apuração dos fatos”, afirmou a delegada Liliane Murata em entrevista à TV Centro América.
Segundo a delegada, o homem utilizou o próprio cão como instrumento para cometer o crime, assumindo o risco do ataque ao soltar o animal, mesmo ciente de seu comportamento agressivo.
“O responsável responderá por maus-tratos a animais, pois usou o cão como meio para atacar outro animal. A pena é de um a cinco anos de reclusão, com agravante pelo resultado morte”, explicou.
O tutor será intimado para prestar depoimento e deverá responder criminalmente pelo caso. A Polícia Civil reforça que denúncias de maus-tratos a animais podem ser feitas diretamente à Delegacia de Meio Ambiente pelo WhatsApp (65) 98153-0259.




