SP articula ações preventivas diante da previsão de chuvas no Ano Novo

PUBLICIDADE

Reunião integra as ações da SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026, iniciativa voltada à preparação e ao fortalecimento da resposta a eventos climáticos extremos  • Divulgação/SSP-SP

O Governo do Estado de São Paulo irá realizar, nesta sexta-feira (26), às 11h, uma reunião com prefeitos e representantes de órgãos estaduais para alinhar ações preventivas diante da previsão de chuvas no litoral paulista durante o período do Ano Novo. O encontro ocorre no Palácio dos Bandeirantes, na zona sul da capital.

A reunião integra as ações do projeto SP Sempre Alerta – Operação Chuvas 2025/2026 e tem como foco o alinhamento de estratégias de monitoramento, prontidão e resposta a possíveis ocorrências climáticas. Entre os temas discutidos estão a previsão do tempo, cenários de risco, logística humanitária e a organização de serviços emergenciais.

Participam da reunião o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), prefeitos de 14 municípios — sendo nove da Baixada Santista, quatro do Litoral Norte e o da capital paulista — além de representantes do Sistema Estadual de Defesa Civil.

Também participam do encontro os representantes:

  • do CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Miliar do Estado de SP);
  • do DER (Departamento de Estradas de Rodagem);
  • das Concessionárias Ecovias e Tamoios;
  • da ENEL, EDP, Neoenergia, CPFL e Energisa;
  • da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo);
  • da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo);
  • da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo);
  • da SP Águas (Agência de Águas do Estado de São Paulo);
  • do FUSP (Fundo Social de São Paulo);
  • das Secretarias estaduais participantes da Operação Chuvas.

Reforço para o verão

Estão sendo investidos R$ 1,3 mi e mobilizados cerca de 5,4 mil agentes em prontidão no litoral paulista, dentro da Operação Verão Integrada. Equipes de 16 municípios passaram por capacitação específica e receberam kits de verão diretamente em suas cidades, com cerca de mil itens, como coletes, botas, capacetes, luvas e pluviômetros.

Além disso, foram realizados exercícios simulados com moradores de áreas de risco em municípios como Santos, Ilhabela, São Sebastião, Guarujá e Cubatão, com orientações sobre como agir em situações de temporais, deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores.

Baixada Santista pode receber até 4,6 milhões de veículos no verão

O governo também criou a ação “Painel de Inteligência SP Sempre Alerta”, que junta dados meteorológicos em uma única plataforma e reduziu em cerca de 80% o tempo necessário para a emissão de alertas. A ferramenta utiliza algoritmos e inteligência artificial para apoiar a tomada de decisão.

O que é a Operação Chuvas

A SP Sempre Alerta – Operação Chuvas reúne R$ 69,5 milhões em investimentos destinados à modernização tecnológica e ao reforço direto aos municípios. O Plano de Contingência para eventos climáticos extremos, pela primeira vez, passou a abranger todo o território paulista.

O plano organiza ações de prevenção, monitoramento e resposta a emergências, além de ampliar a cobertura, antes restrita a 177 municípios da Faixa Leste.

Maior “Operação Verão” da história mobiliza 4 mil PMs no Litoral de SP

Atualmente, mais de 180 novas cidades aderiram à iniciativa, que orienta protocolos para tempestades, ventos fortes e queda de granizo em todo o estado.

*Sob supervisão de Tonny Aranha

Fonte: Cnn Brasil