PF suspeita de propina e vê atuação ativa de deputado em desvio de emendas

🕒

PUBLICIDADE

O deputado Félix Mendonça Jr.  • Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A PF (Polícia Federal) detalha que o deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) teria se beneficiado com propina e atuado ativamente em um esquema de desvio de emendas parlamentares a, pelo menos, três municípios da Bahia. As informações constam no relatório da operação Overclean, enviado ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo a PF, as investigações evidenciam que a atuação do parlamentar “extrapolou a mera alocação de recursos provenientes de emendas parlamentares”. A corporação diz que ele “participou ativamente do esquema criminoso investigado”.

A investigação também aponta que o parlamentar “valia-se de seu então secretário parlamentar (alvo da 4ª fase da operação), que atuava como seu longa manus e, de forma reiterada, negociava a destinação de emendas a municípios baianos, solicitava pagamentos ilícitos a prefeitos beneficiados e participava da logística de repasse de propinas”.

De acordo com as apurações, o parlamentar teria recebido propina, “direta e indiretamente”, em razão da destinação de emendas parlamentares a, no mínimo, três municípios do estado da Bahia.

O deputado é alvo de busca e apreensão na nova fase da Overclean, nesta terça-feira (13), em seus dois apartamentos – em Salvador e Brasília. As buscas foram autorizadas pelo ministro Nunes Marques, do STF.

A Suprema Corte também determinou bloqueio de R$ 24 milhões das contas dos investigados. Ao todo, a PF cumpre nove mandados de busca.

A CNN busca manifestação do deputado e do partido, mas ainda não obteve resposta.

Fonte: Cnn Brasil