Ao menos setes cidades de Mato Grosso, entre elas, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Rondonópolis, Várzea Grande, Campo Novo do Parecis e Cuiabá, registraram alagamentos no início desta semana. Em vídeos publicados nas redes sociais é possível ver desde carros submersos, ruas inteiras tomadas pela água até moradores nadando em uma avenida.
Em Campo Novo do Parecis, a água chegou até as fazendas e invadiu as plantações. Em Primavera do Leste, uma das ruas ao lao da BR -070, um carro ficou submerso. Em Cuiabá, segundo a Prefeitura, pelo menos quatro bairros foram atingidos pelo temporal e causou estragos em residências. Já em Várze Grande, sete bairros estão em monitoramento.
O cenário dos alagamentos tem se tornado constante durante esse período chuvas e Mato Grosso tem ficado sob alerta, tanto do Instito Nacional de Meteorologia (INMET), quanto da Defesa Civil, que emitem alertas de chuvas, tempestades e riscos.
Conforme a Defesa Civil, o volume esperado de chuva em algumas cidades tem superado o volume estimado para o mês inteiro, o que sobrecarrega o sistema de drenagem das águas, que não é preparado para receber uma grande quantidade.
Outra questão que também tem sido apontada, são as áreas de risco, que possuem residências nas margens de córregos. Foi o que apontou o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), que tem orientado a população de Cuiabá, a evadir de locais considerados perigosos durante as fortes chuvas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de temporais para todo o estado nesta quarta (11). O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos (40-60 km/h).
Em caso de urgência entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
Fonte: RD NEWS




